O conceito de simetria
Simetria esférica: Um objeto apresenta simetria se, cortado real ou imaginariamente por um plano central, origina duas metades equivalentes, isto é, simétricas. Uma bola, por exemplo, apresenta simetria esférica. Isso significa que qualquer plano que passe por seu centro a divide em duas metades simétricas.
Simetria radial: O mesmo não ocorre com uma maça. Se cortarmos a maça ao longo de seu eixo maior, obteremos duas metades simétricas; mas, se a cortarmos transversalmente, teremos duas partes não-simétricas. Nesse caso, fala-se em simetria radial, pois as metades simétricas são obtidas traçando planos longitudinais, como se fossem os raios de uma circunferência.
Simetria bilateral: Outro tipo de simetria é a bilateral. Nesse caso, existe um único plano de simetria que divide o objeto em duas metades simétricas. Nossa cabeça, por exemplo, apresenta simetria bilateral: apenas um plano a divide em metades simétricas, cada um com seu olho, orelha, maio nariz etc.
A presença de simetria revela organização. Apenas algumas esponjas apresentam corpo assimétrico. Os cnidários, juntamente com os equinodermos, são os únicos filos de animais cujo corpo apresenta simetria radial. Em todos os outros filos, o corpo apresenta simetria bilateral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário