quarta-feira, 6 de abril de 2016

                             Quantos reinos existem?

     Desde o tempo de Aristóteles, os seres vivos eram agrupados em dois reinos: Vegetal e Animal. Com o desenvolvimento da Biologia, e principalmente em decorrência dos estudos microscópicos, percebeu-se que apenas dois reinos não eram suficientes para englobar toda a diversidade da vida em nosso planeta.
     O biólogo alemão Ernst Haeckel ( 1834-1919 ) propôs, em 1899, a criação de dois novos reinos, Protista e Monera, para incluir os organismos estruturalmente mais simples do que animais e vegetais. Em 1969, o biólogo R. H. Whittaker sugeriu que os fungos, tradicionalmente classificados no reino Vegetal, fossem separados em um reino à parte, denominado Fundo ou Fungi.
    
Reino Monera: O reino Monera reúne seres vivos unicelulares e procariontes: as bactérias e cianobactérias e procariontes: as bactérias e as cianobactérias, estas últimas também chamadas cianofíceas.

Reino Protista: No reino Protista estão incluídos os protozoários, seres eucariontes, unicelulares e heterótrofos, e as algas, seres eucariontes, unicelulares ou multicelulares, e autótrofos fotossintetizantes. 
 
Reino Fungo: O reino Fungo inclui seres eucariontes, unicelulares ou multicelulares, que se assemelham às algas na organização e na reprodução, mas que diferem delas por serem heterótrofos. 

Reino Vegetal: O reino Vegetal reúne as plantas, seres eucariontes, multicelulares e autótrofos fotossintetizantes. As plantas têm células diferenciadas, que formam tecidos corporais bem definidos.

Reino Animal: O reino Animal reúne animais, seres eucariontes, multicelulares e heterótrofos. Os animais apresentam células bem diferenciadas, que formam tecidos e órgãos corporais distindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário