quarta-feira, 6 de abril de 2016

              Importância ecológica e econômica das algas

 Algas e cadeiras alimentares:  As algas microscópicas que flutuam nas camadas superiores das águas dos mares e lagos, movimentando-se ao sabor das ondas, fazem parte da comunidade aquática denominada plâncton. Além das algas, que constituem o plâncton fotossintetizante, ou fitoplâncton, essa comunidade aquática também contém protozoários, larvas de diversos animais, microcrustáceos e outros organismos heterótrofos, que constituem o zooplâncton. 
O fitoplâncton constitui a base que sustenta a cadeia de alimentação nos mares e lagos, pois as algas, através da fotossíntese, produzem alimento para a maior parte dos seres aquáticos. O fitoplâncton serve de alimento para os seres do zooplâncton, que são comidos por animais maiores, que servem de alimento a peixes carnívoros e assim por diante.
Embora pareça inacreditável, as algas planctônicas são responsáveis por quase 90% da fotossíntese realizada no planeta. 

Algas e o clima:  Recentemente foram descobertos aspectos surpreendentes da importância das algas para os outros seres vivos, O fitoplâncton emite para a atmosfera moléculas do gás demetil-sulfero (DMS), que reage com oxigênio e água formando o ácido sulfúrico. Segundo os cientistas, as partículas de ácido sulfúrico formadas dessa maneira servem como núcleos de condensação para a formação de 90% das nuvens do planeta.

Utilização das algas pelo homem:   Diversas espécias de algas são comestíveis. As mais utilizadas como alimento são as verdes e as pardas, apreciadas principalmente pelos orientais. Das algas vermelhas, extraem-se substâncias economicamente importantes, como o ágar e o carragin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário