domingo, 27 de março de 2016

                                       Vírus e algumas doenças: 

    -Varíola:
 Modo de transmissão: Gotículas de saliva, contato direto, objetos contaminados (copos, garfos etc)
 Modo de infecção: O vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias, dissemina-se pela corrente circulatória e instala-se na pele e mucosas, causando as ulcerações características da doença.
 Medidas de controle: Vacinação com linhagem de vírus atenuada( uma linhagem que ataca o gado bovino, isto é, vacina de vírus vivo).
  
 -Febre amarela:
 Modo de transmissão: Através da picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito contamina-se ao picar um homem ou outro mamífero contaminado.
 Modo de infecção: O vírus é introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo através do sangue e instala-se no fígado , baço, rins. medula óssea e gânglios linfáticos.
 Medidas de controle: Vacinação com linhagem de vírus atenuada (vacina de vírus vivos). Destruiçõ do mosquito Aedes, vetor da doença.
  
  -Sarampo:
Modo de transmissão: Gotículas de saliva.
Modo de infecção: O vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias, cai na corrente sanguínea e se dissemina por diversas partes do corpo.
Medidas de controle: Vacinação com vírus vivo de linhagem atenuada.

-Poliomelite
Modo de transmissão: Incerto 
Modo de infecção: Acredita-se que o vírus penetre pela boca e se multiplique primeiro na garganta e nos intestinos. Daí dissemina-se pelo corpo, através do sangue. Se atingir células nervosas, ele as destrói, o que causa paralisia e atrofia da musculatura esquelética, geralmente pernas.
Medidas de controle: Vacinação com o vírus virulento inativado (vacina Salk) ou com vírus vivo atenuado(vacina Sabin).

-Gripe: 
Modo de transmissão: Gotículas de saliva.
Modo de infecção: O vírus ataca os tecidos das porções superiores do aparelho respiratório; raramente atinge os pulmões.
Medidas de controle: Nenhuma.

-Raiva:
Modo de transmissão: Pela mordedura de animal infectado, geralmente cão.
Modo de infecção: O vírus penetra pelo ferimento da mordedura juntamente com a saliva do animal. Atinge o sistema nervoso central, onde se multiplica, causando danos irreparáveis ao sistema nervoso.
Modo de controle: Vacinação dos cães, eliminação dos cães de rua, vacinação de pessoas mordidas por cães desconhecidos ou com suspeita de portar a doença.

-Síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids):
Modo de transmissão: Contaminação através de transfusão de sangue de pessoas infectadas pelo HIV, do uso de instrumentos cirúrgicos ou seringas contaminadas e também através do ato sexual, quando o vírus penetra por microfissuras das mucosas dos órgãos genitais. Ainda não se sabe se há outras formas de contágio.
Modo de infecção: O vírus ataca os linfócitos, que são as células encarregadas da defesa imunitária, tornando-o incapaz de resistir às infecções oportunistas. O indivíduo infectado geralmente morre de infecção generalizada.
Medidas de controle: Fiscalização rigorosa dos bancos de sangue, para evitar distribuição de sangue contaminado. Esterilização dos instrumentos cirúrgicos e uso de agulhas e seringas descartáveis. Prevenção de possível contágio no ato sexual pelo uso de preservativos (camisinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário