domingo, 27 de março de 2016

                  Bactérias - O método de coloração de Gram:


   Um dos principais métodos para identificar bactérias é a coloração de Gram, desenvolvida pelo médico dinamarquês Hans Christian Gram (1853-1938), no final do século XIX.
   A técnica de Gram consiste em espalhar bactérias sobre uma lâmina de microscopia, secando-a ao calor de uma chama e corando-a com uma solução aquosa de violeta de genciana e iodo. Após alguns minutos, a lâmina é lavada em álcool e corada com fucsina, um corante cor de rosa.
   Ao microscópio, algumas bactérias aparecem coradas em violeta e outras em rosa. As primeiras são chamadas Gram+ (Gram-positivas), e as outras, Gram- (Gram-negativas).
   A diferença de coloração se deve às diferenças na composição química das paredes das bactérias. A Gram- não retêm o corante violeta e se coram apenas como corante rosa; já as bactérias Gram+ retêm o corante violeta, tingindo-se dessa cor.
   Esse método de identificação é importante porque, dentre as bactérias que causam doenças ao homem, as Gram- são mais perigosas do que as Gram+. Isso se deve tanto à presença de certos componentes muito tóxicos, existentes na parede das bactérias Gram-, como ao fato de elas serem menos permeáveis a antibióticos, o que torna mais difícil seu combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário